No passado dia 11 de Março, a convite da Porto Lazer, fui assistir ao Workshop «Fotografia de Jardins e Plantas — Olhar e Técnica», orientado por Philip Smith, integrado na Semana das Camélias.

Fotografia de Flores e Jardins não é normal aparecer nas minhas fotos, não, porque não aprecie, mas porque envolve técnicas e estados de espírito diferentes.

É uma excelente forma de desacelerar o nosso ritmo. Parar perante o objecto ou o local e contemplar, perceber as suas dinâmicas (sim, apesar de estar estático 😉 ).

Apesar de ainda não estarmos em plena Primavera, algumas flores já despontam nos Jardins da Invicta, nomeadamente a flor adoptada da cidade, a Camélia.

Estivemos uma parte da tarde no Jardim das Virtudes, a praticar alguns dos conselhos e práticas transmitidos por Philip Smith.

Parte da beleza dos Jardins e respectivas Flores, são as suas cores, no entanto, quando nos aproximámos dos objectos, é quase impossível não ficar fascinado pelas formas, linhas  e texturas. Preferi editar a preto e branco para realçar os detalhes.

Fotografar com uma lente macro, requer outra forma de compor a imagem, algo a estudar e treinar com tempo.

Em suma, apesar não ser a fotografia que mais me apaixone, será um tema interessante para ir experimentado ao longo do tempo. Visitar os vários jardins do Porto e relaxar e entrar num outro mundo.

Obrigado à Porto Lazer pelo convite e parabéns pela iniciativa.

Nota adicional: ainda vou descobrir uma técnica para o vento não atrapalhar….

 

Flores

Flores

Flores

Flores

Flores

Insano.net

Deixar uma resposta

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d bloggers like this: